
Modernizar os serviços públicos e estimular que cidadãos e servidores passem a usufruir dos benefícios da era digital têm sido um dos principais desafios nos municípios que buscam o desenvolvimento socioeconômico por meio da tecnologia e inovação. Nesta quinta-feira (15), a transformação digital da Região Metropolitana de Recife foi tema de encontro que reuniu, no Porto Digital, prefeitos, gestores e servidores de pelo menos 25 cidades.
O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, abordou soluções e ações adotadas por Prefeituras do Estado. Foi o primeiro evento da RCD em Pernambuco, marcando ainda a retomada dos eventos presenciais da iniciativa no Nordeste brasileiro desde o início da pandemia do novo coronavírus. “A pandemia acelerou a informatização de diversos setores, mas sabemos que muitos municípios ainda precisam avançar, melhorar os seus processos para entregar melhores serviços na ponta. O mais importante quando falamos de cidades conectadas, digitais e inteligentes é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse a gerente de Comunicação da Rede Cidade Digital, Sharlene Sarti.
O diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática da capital (Emprel), Rafael Figueiredo, destacou a oferta de novos serviços digitais com o lançamento do programa Conecta Recife. Segundo ele, investir na transformação digital faz parte do eixo central de desenvolvimento do município. “Para isso temos uma atuação transversa em todas as secretarias (…) Caminhamos para simplificar essa relação do cidadão com a cidade.”.
Igarassu e Ipojuca foram alguns dos casos de sucesso apresentados no Fórum desta quinta. A secretária de Meio Ambiente e Biodiversidade de Igarassu, Patrícia Amélia Alves Rodrigues de Mendonça, ressaltou que município alia tecnologia, inovação e sustentabilidade nas ações.
Outro destaque do evento foi Petrolina. Entre as ferramentas implantadas, o prefeito Simão Durando citou o projeto Petro Online e Monitora Petrolina. “Foi uma tecnologia que deu muito certo e incentivou outros órgãos a entrarem nessa era sem papel. Já o Monitora Petrolina mostra o desempenho de cada secretaria e isso nos deu uma eficiência administrativa muito boa”, comentou o prefeito.
Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da RM de Recife, a Rede Cidade Digital também realizou a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do munícipe, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico (confira a relação abaixo). O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Recife teve o patrocínio ouro da Placarsoft e Softplan; prata do Aprova Digital, Evolution Tecnologia, Ágape/No Paper e Sogo.
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, uma das homenageadas pelo investimento em tecnologia LED no parque de iluminação público. “São 12 mil luminárias, uma economia de 60 a 70%, isso é muito importante. Estamos agora na segunda etapa de expansão desse projeto”, explicou a prefeita.
