
A oposição de Chã Grande vem ganhando forças e segue firme para enfrentar as eleições deste ano. Sob o comando do vereador Sérgio do Sindicato (PT) que disputará o cargo de prefeito pela primeira vez, o grupo opositor representa um novo momento na política do município.
Contando com a contrapartida natural e expressiva dos votos de oposição, Sérgio também tem soma do eleitorado insatisfeito com a atual gestão.
A insatisfação popular é oriunda de diversas promessas eleitorais de 2016 que não foram cumpridas, entre elas a promessa do asfalto que ligaria a cidade ao Sítio Macacos. A grande expectativa criada pelo grupo governista se transformou em frustração e isso deverá refletir nas urnas.
Com propostas para aquecer a economia e buscar sustentabilidade financeira para o município, Sérgio tem apresentado pontos que farão parte do seu plano de governo. Confira 13 ideias defendidas pelo pré-candidato a prefeito:
1 – Destinação de área para criação de parque industrial visando atrair pequenas e médias empresas e geração de empregos.
2 – Criação da Central de Abastecimento de Chã Grande (CEACHÃ) para facilitar compra e venda da produção agrícola do município, colaborando também com a geração de empregos.
3 – Exploração do turismo como fonte geradora de emprego e renda e fortalecimento da economia local.
4 – Criação de fábrica de doce de goiaba, por meio de cooperativismo, visando aproveitamento da produção da fruta no município e colaborando para a geração de empregos.
5 – Qualificação e armamento da Guarda Municipal através de parceria com a Polícia Federal para ampliar a segurança no município.
6 – Ampliar para 03 o número diário de médicos plantonistas no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, além de garantir o devido funcionamento dos PSFs e toda rede municipal de saúde.
7 – Aquisição de uma ambulância para cada PSF da zona rural
8 – Introdução da piscicultura por meio da produção de tilápia viabilizando a cultura para pequenos agricultores como alternativa para renda extra
9 – Implantação de política hídrica efetiva para garantir água nas comunidades que sofrem anualmente com a estiagem. O programa deve contar com doação de cisternas, perfuração de poços artesianos, escavação de pequenas barreiros e apoio em carro-pipa
10 – Investimentos efetivos na educação, proporcionando a devida valorização dos professores, além de oferecer condições adequadas de trabalho e formação contínua para os profissionais da educação.
11 – Construção de ponte sobre a barragem de Vertentes.
12 – Criação do programa ‘Diga Não ao Agressor’, visando oferecer proteção e apoio à mulher vítima de violência. O programa visa oferecer acompanhamento psicológico, proteção por meio de parceria com as polícias e Ministério Público de Pernambuco, cursos preparatórios para introdução/reintrodução da mulher no mercado de trabalho e outros serviços.
13 – Manutenção permanente das estradas vicinais
Apoio do ex-presidente Lula
O eleitorado de Chã Grande tem forte elo com o ex-presidente Lula. O resultado das eleições de 2018 revelou que a força do PT no município é incontestável. Naquela oportunidade, Haddad, então candidato a presidente apoiado por Lula, obteve mais votos que o próprio prefeito eleito.
Lula pedirá voto para Sérgio e já confirmou compromisso em sua agenda. Recentemente, Haddad declarou, por meio de live com Sérgio, que a cidade de Chã Grande é uma prioridade do PT em Pernambuco.
A linguagem é a mesma dos deputados Doriel Barros, estadual e presidente do PT no Estado, e o federal Carlos Veras. Ambos, estão engajados ao lado da oposição. Atendendo pedido de Sérgio, a dupla parlamentar intercedeu pela permanência da Comarca de Chã Grande, recentemente.