
Um homem condenado por latrocínio ocorrido há mais de três décadas foi preso nesta semana no Rio de Janeiro. Adalberto Luiz da Silva, de 67 anos, estava foragido desde que foi condenado por participar do assalto que resultou na morte de um taxista, em 1989, no Grande Recife. A prisão foi efetuada na última quarta-feira (3), no bairro da Pavuna, Zona Norte da capital fluminense.
Segundo informações da Polícia Civil, o paradeiro de Adalberto foi descoberto por meio de dados de inteligência e cruzamento de informações. Como ele vivia em uma área dominada por facção criminosa, os agentes da 56ª Delegacia de Polícia, de Nova Iguaçu (RJ), optaram por monitorar a rotina do suspeito durante dois meses antes de realizar a abordagem.
O caso, que chocou a Região Metropolitana do Recife na época, começou a ser investigado em 1989, mas só teve denúncia formalizada contra Adalberto dez anos depois, em 1999. Ele foi condenado a 23 anos de prisão em 2012, junto com outros dois envolvidos. A sentença foi decretada à revelia, já que o réu não apresentou defesa durante o processo.
Em outubro de 2023, a 3ª Vara Criminal de Jaboatão dos Guararapes expediu um novo mandado de prisão preventiva. De acordo com o delegado responsável pela investigação, os criminosos esconderam o táxi da vítima com a intenção de revendê-lo, dificultando as investigações iniciais.
Após ser detido, Adalberto foi encaminhado para audiência de custódia e permanece à disposição da Justiça de Pernambuco. A Polícia Civil não descarta que outros envolvidos ainda possam estar sendo monitorados.
