O estado de Pernambuco enfrentou um dos fins de semana mais violentos do ano, com pelo menos 16 homicídios registrados entre a sexta-feira (7) e a manhã deste sábado (8) em diferentes regiões. Os crimes ocorreram no Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife, e envolveram desde ataques a tiros até assassinatos com faca e espancamento.
Um dos casos de maior repercussão aconteceu em Belém do São Francisco, no Sertão. O policial militar José Carlos Gonçalves Lima, de 29 anos, atirou contra a própria namorada, Jessyca Dayane de Carvalho, também de 29, e cometeu suicídio em seguida, na movimentada Orla da cidade. A mulher foi socorrida e segue internada em estado estável.
No município de Sanharó, no Agreste, Jonathan Farias de Santana, de 31 anos, foi encontrado morto com um tiro na cabeça às margens da BR-232. Também na manhã de sábado, em São Vicente Férrer, na Zona da Mata Norte, Celso Manoel da Silva, conhecido como “Batata”, foi encontrado com ferimentos de bala na cabeça, às margens da PE-89.
Ainda no Sertão, em Dormentes, Jusciel da Silva Souza foi assassinado com diversos disparos, efetuados por um homem que se aproximou de moto. Em São Bento do Una, o agricultor Jefferson Santos de Azevedo, de 32 anos, foi morto com um tiro de espingarda calibre 12 no pescoço.
No Agreste, em Bonito, o servidor público Manoel do Nascimento, de 51 anos, morreu após ser esfaqueado pelas costas. Em Belo Jardim, outro homem, ainda não identificado, foi assassinado também a facadas, durante a madrugada.
A Região Metropolitana do Recife também foi palco de múltiplos homicídios. Em Paulista, dois crimes foram registrados: um corpo enterrado com sinais de tiro foi encontrado em um terreno baldio em Maranguape I, e Gabriel Rufino de Souza, de 28 anos, foi morto a pauladas no Centro.
Na capital, Recife, um tiroteio no Cais de Santa Rita deixou um morto, Pablo Klécio Bezerra de Lima, de 21 anos, e outro homem ferido em estado grave. No bairro do Pina, Alex Luan da Conceição, de 24 anos, foi baleado e morto após confronto com a polícia.
Em Caruaru, no Agreste, o ex-presidiário Marcelo Ferreira Maciel, de 50 anos, foi assassinado a tiros dentro de casa. Em Garanhuns, Lailson Nogueira da Silva, de 19 anos, foi baleado na cabeça, mas sobreviveu após cirurgia.
Na manhã da quinta-feira (6), uma mulher não identificada foi achada morta com sinais de violência em um terreno baldio no Centro de Igarassu. E, em São Lourenço da Mata, um homem foi encontrado sem vida no pátio da feira livre; suspeita-se de morte súbita.
Todos os casos estão sob investigação da Polícia Civil de Pernambuco, que ainda apura autoria e motivações. As autoridades reforçaram o policiamento em algumas das áreas mais afetadas pela violência.
