
Pernambuco deve movimentar cerca de R$1,45 bilhão no período natalino de 2023, segundo a Fecomércio Pernambuco, com base em projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Contudo, apesar de expressivo, esse resultado corresponde a uma redução de 2,3% em comparação a 2022 (R$1,48 bilhão), sendo o nível mais baixo desde 2008, quando registrou-se R$1,42 bilhão.
Conforme as projeções, os setores que devem se destacar em termos de vendas são os hipermercados e supermercados, com uma projeção de movimentação de mais de R$582,17 milhões, seguidos por vestuários e calçados (R$444,77 milhões) e utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com um total estimado de R$200,97 milhões. Quanto à contratação de trabalhadores temporários para o Natal de 2023, a CNC projeta a alocação de 2602 profissionais, sendo os hipermercados o principal setor de absorção, com 1.329 contratações, seguido por lojas de utilidade doméstica e eletroeletrônicos (458) e vestuários e calçados (343).
Ainda de acordo com a Fecomércio Pernambuco, 73,4% dos pernambucanos pretendem comemorar o Natal e o Réveillon de 2023, conforme a sondagem de opinião realizada em parceria com a Ceplan. Dentre os pesquisados, 60,8% expressaram a intenção de comemorar em casa, enquanto 26,6% devem realizar compras pessoais e 21,1% uma viagem.
A sondagem também revelou que 49% dos consumidores entrevistados pretendem utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, enquanto 78% planejam utilizar pagamentos à vista. A Federação ressalta que a soma das porcentagens das formas de pagamento ultrapassa 100% devido à possibilidade de consumidores escolherem mais de uma opção de pagamento ao mesmo tempo. Já o valor médio dos presentes para o fim de ano foi estimado em R$158 por consumidor. Os itens mais demandados serão os semiduráveis, como roupas (49%), brinquedos não eletrônicos (28,8%), perfumes e cosméticos (25,3%) e calçados (17,7%).
A expectativa para o desempenho das vendas no Natal/Réveillon é otimista entre os empresários. No varejo, 72,8% acreditam que as vendas serão maiores do que em 2022, enquanto no segmento de alimentação do comércio tradicional, 49% dos entrevistados possuem uma expectativa de vendas igual àquela do Natal/Réveillon do ano passado.
E os empresários do varejo estimam um crescimento nas vendas de 14,8%, no comércio tradicional, e 18,4% nos shoppings centers. No segmento de alimentação, a estimativa é de avanço de 7%, no comércio tradicional, e 9,5% nos shoppings centers. As principais estratégias dos empresários e gestores para alavancar as vendas incluem ofertas de produtos e serviços em meios digitais, principalmente no varejo. No segmento de alimentação, as estratégias preferidas serão o incentivo à equipe de colaboradores e oferta de produtos nas redes sociais e WhatsApp.