
Estudos realizados por cientistas norte-americanos, e publicados no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, revelam que os filtros de barro presentes em muitas casas brasileiras possuem um dos sistemas de purificação de água mais eficientes do mundo. Graças à sua câmara de filtragem de cerâmica, feita de velas altamente eficazes, os filtros conseguem reter cloro, pesticidas, ferro, alumínio e até 95% do chumbo presente na água, além de eliminar 99% do parasita Criptosporidiose, responsável por infecções intestinais.
Diferente dos sistemas de filtragem baseados em pressão, como os das torneiras, o filtro de barro usa a gravidade para garantir uma filtragem lenta e cuidadosa, retendo microrganismos e sedimentos que podem passar por outros métodos. Isso faz com que a água filtrada pelo barro seja de uma qualidade superior.
Entretanto, o estudo alerta para a importância de se atentar à manutenção dos filtros, especialmente à troca das velas de cerâmica, para garantir que eles continuem eficazes. O uso de produtos de limpeza no filtro é desaconselhado, pois pode comprometer a qualidade da água filtrada.
Além de eficientes, os filtros de barro representam uma solução simples e acessível para manter a água própria para consumo, sendo uma opção tradicional que continua a conquistar a confiança dos brasileiros.
