
Em clima de festa e celebração cultural, teve início nesta quinta-feira (11) a 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), um dos maiores eventos multiculturais da América Latina. Sob a gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Cultura, e com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur, o FIG promete movimentar a cidade até o dia 28 de julho.
Com uma expectativa de receber 1,8 milhão de visitantes ao longo dos 18 dias de festival, o evento projeta um retorno econômico significativo de aproximadamente 180 milhões de reais para Garanhuns. A taxa de ocupação dos hotéis, pousadas e casas para alugar já supera os 90%, alcançando picos de 100% nos finais de semana.
A programação diversificada do FIG inclui cerca de 500 atrações distribuídas por 22 polos, abrangendo música, circo, dança, teatro, poesia, literatura, artes visuais, fotografia, audiovisual, oficinas e outras manifestações culturais. Artistas de todas as regiões do Brasil marcam presença, muitos selecionados através de editais convocatórios que atraíram quase 2 mil inscrições.
A logística e organização do festival estão sob responsabilidade da Secretaria de Cultura, que também coordena a curadoria artística e as contratações. Durante os dias de evento, a Praça Mestre Dominguinhos será o coração pulsante das atividades, com estrutura de pronto atendimento da Secretaria de Saúde de Garanhuns, disponibilizando equipes médicas e de enfermagem para atender o público.
A Vigilância Sanitária atuará com 13 fiscais para garantir a qualidade dos alimentos e bebidas comercializados nos diversos polos, enquanto a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) supervisionará a segurança com um efetivo de 67 guardas municipais e agentes por dia, além de um sistema de videomonitoramento na Praça Mestre Dominguinhos.
Para promover inclusão e acessibilidade, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos disponibilizou o ‘Camarote da Acessibilidade’ e um espaço dedicado ao acolhimento de crianças de profissionais durante o evento. A Secretaria da Mulher também estará presente com ações educativas e de prevenção à violência.
Além das atividades culturais, o FIG 2024 reforça seu compromisso com a sustentabilidade através do projeto Guardiões Ambientais, promovendo a coleta seletiva durante todo o festival.
O Festival de Inverno de Garanhuns é não apenas um evento de entretenimento, mas um encontro de arte, cultura e consciência social, enriquecendo a experiência de todos os participantes e fortalecendo a identidade cultural da região.
DIA 11 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)
Polo Mestre Dominguinhos
- 20h – OTTO (PE) – CANTA REGINALDO ROSSI
- 21h40 – ALMÉRIO (PE)
- 23h – 14 BIS (MG)
- 0h40 – ROUPA NOVA (RJ)
PROGRAMAÇÃO SESC NO FIG
Polo Centro Cultural Sesc Garanhuns
11/07 – quinta-feira
- 14h às 20h – Feira Mundaú de Economia Criativa. Local: Hall de entrada
- 12h às 21h – Exposição Artística “CinEstesias” do Núcleo de Audiovisual do Centro Cultural Sesc. Local: 1º andar no corredor
- 16h – Abertura da Exposição de Lambe-lambe do Núcleo de Artes Visuais do Centro Cultural Sesc. Local: Hall
- 17h – Palco Sesc no FIG apresentação musical com AmodÚ (PE). Local: Comedoria
- 19h – CineArte. Local: CineJardim
