
A Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, será a primeira do Brasil a receber um buggy totalmente elétrico, fabricado pela startup eION, como parte do Projeto Trilha Verde. A iniciativa, desenvolvida pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Neoenergia, tem como objetivo expandir a mobilidade elétrica no arquipélago, inserindo 14 veículos movidos a energia limpa.
O buggy, que será destinado ao turismo local, tem capacidade para cinco pessoas e autonomia de até 100 km com uma bateria de 7,6 kWh. O veículo foi projetado para proporcionar segurança e conforto, atingindo uma velocidade máxima de 70 km/h, com freios a disco nas quatro rodas e cintos de segurança em todas as posições.
A energia para carregar os veículos é proveniente de duas usinas solares instaladas na ilha, que juntas têm uma potência três vezes maior que a demanda necessária para carregar os carros elétricos. Além disso, um sistema de armazenamento de energia foi implantado para garantir o uso de fontes renováveis mesmo quando não houver geração solar suficiente.
O Projeto Trilha Verde está alinhado com a Lei Estadual Noronha Carbono Zero, que proíbe a circulação de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2030, e faz parte do Programa Energia Sustentável Noronha, que integra mobilidade sustentável e inovação tecnológica, com apoio de diversas instituições, como o MIT e a UFPE.
