
A família do pequeno Murilo, de apenas 4 anos, está em uma batalha urgente para conseguir uma medicação extremamente cara para tratar uma doença genética rara. Moradores de Campinas, no interior de São Paulo, eles enfrentam o desafio de reunir recursos para adquirir o medicamento Elevidys, necessário para combater a distrofia muscular de Duchenne que afeta o garoto.
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética grave que causa degeneração muscular progressiva. O Elevidys, um remédio disponível apenas nos Estados Unidos, é visto como uma esperança para melhorar a qualidade de vida de Murilo. No entanto, uma dose única desta medicação custa impressionantes R$ 17 milhões.
Thamys Costa, mãe de Murilo, expressou sua esperança em entrevista ao programa Fantástico, exibido neste domingo (7/7). “Através desse medicamento, eu espero que, daqui 10 anos, ele esteja feliz, levando a vida normal; feliz sempre da forma que ele é. É uma criança como qualquer outra, que tem seus sonhos, e eu acredito que ele vai realizar todos eles”, declarou emocionada.
Conhecido carinhosamente como Mumu, Murilo e sua família recorreram à Justiça para que o Sistema Único de Saúde (SUS) arque com os custos do remédio. Paralelamente, eles lançaram uma campanha de arrecadação na internet. Até agora, a vaquinha conseguiu arrecadar apenas R$ 97 mil, uma pequena fração do valor necessário.
O laboratório Roche, que representa o medicamento no Brasil, informou ao Fantástico que aguarda a avaliação e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para disponibilizar o Elevidys no país.
A família de Murilo apela à solidariedade pública e busca apoio para garantir que o menino tenha acesso ao tratamento que pode transformar sua vida. Quem quiser ajudar pode contribuir para a campanha de arrecadação e compartilhar a história para alcançar mais pessoas dispostas a colaborar.
