
Uma confusão envolvendo uma planta venenosa quase terminou em tragédia para uma família em Alto Paranaíba, na zona rural de Patrocínio (MG). Quatro adultos foram internados em estado grave nesta quarta-feira (8/10) após ingerirem folhas de Nicotiana glauca, espécie tóxica que se assemelha visualmente à couve tradicional e é popularmente conhecida como “falsa couve”.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para a região e, ao colherem a planta, acreditaram que se tratava de uma verdura comum. As folhas foram refogadas e servidas no almoço. Pouco tempo após a refeição, todos começaram a apresentar sintomas graves de intoxicação.
Entre os sinais relatados estavam mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza muscular e dificuldade respiratória. Uma das vítimas, uma mulher de 37 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimada no local pelos bombeiros antes de ser encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.
As outras três pessoas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas a hospitais da região. Todas permanecem em estado grave sob cuidados médicos intensivos.
Uma criança que estava na residência, mas não consumiu a planta, também foi levada ao hospital como precaução e segue em observação.
As autoridades reforçam o alerta para os riscos de se consumir plantas sem identificação adequada, principalmente em áreas rurais, onde espécies tóxicas podem ser facilmente confundidas com alimentos comuns.
