É falsa a informação de que máscaras e vacinas que serão distribuídas em postos de saúdes de Pernambuco estão contaminadas. O áudio está sendo amplamente compartilhado em redes sociais, principalmente no WhatsApp.
Lamentavelmente muitas pessoas acreditam em tudo que ouvem ou assistem na internet. Este tipo de informação acaba prejudicando o trabalho dos órgãos de saúde que diuturnamente trabalham para garantir saúde da coletividade.
O primeiro áudio afirma, sem qualquer fundamentação científica, de que mais 600 milhões de máscaras estariam sendo importadas da China com o ‘vírus’ implantado. O áudio afirma que a informação é de fonte segura, mas não afirma qual.
O Segundo áudio foi gravado por uma mulher de Gravatá, que teria recebido o mesmo áudio, acrescentando que a vacina de combate ao H1N1, voltada para os idosos se protegerem da gripe, estariam contaminadas. O segundo áudio afirma que o conteúdo teria sido repassado por alguém que trabalha em posto de saúde da cidade, e faz o alerta para as pessoas não tomarem a vacina.
