sexta-feira, 19 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

30 C
Recife

EXERCÍCIOS FÍSICOS – no combate aos sintomas da depressão e ansiedade

Mais relacionadas

Estamos numa época atípica, “pandemia”, e muitas medidas sociais estão sendo tomadas para amenizar o contágio , pois bem , o isolamento social e o confinamento tem sido umas das medidas, porém há uma preocupação também com pessoas com sintomas ou portadoras de doenças que envolve a “saúde mental “.
.
Está cada vez mais documentado que a prática regular de exercícios ajuda a combater um número impressionante de doença, dentre elas doenças relacionadas à saúde mental.
.
Além do tratamento médico e ajuda psicológica, a prática de exercícios por quem sofre de ansiedade e depressão pode ser uma grande aliada no controle dos sintomas. A explicação é que durante e depois da prática de exercícios físicos o organismo libera hormônios como a endorfina, ocitocina e dopamina, que são reconhecidos por promover a sensação de bem-estar geral. Outra vantagem é que estimulam a produção natural do hormônio do crescimento, o GH.

Sendo assim, podemos dizer que os benefícios dos exercícios são muitos. Entre eles, o aumento da capacidade de lidar com os fatores de estresse e a melhora da autoestima. As atividades físicas também ajudam a ter mais concentração, maior qualidade do sono e mais disposição.
.
Portanto, pratique exercícios físicos regularmente, e se possível, trabalhe em baixa, média e alta intensidade, vc rapidamente perceberá a diferença na sua vida.

“Procure orientação de um profissional de educação física para orientá-lo(a) num programa de treinamento”

Carlos Barbosa
Professor e Personal Trainer

Fonte: Associations of physical activity and depression: Results from the Irish Longitudinal Study on Ageing, McDowell, et al., 2018.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading