
Na noite deste domingo (28), a cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, voltou a ser palco da violência. Um homem identificado como Josivaldo Vicente da Silva, de 30 anos, foi assassinado com pelo menos cinco disparos de arma de fogo na Rua São Silvestre, localizada na Comunidade da Volta do Rio.
Segundo informações repassadas por populares, a vítima — conhecida pelo apelido de “Pai” — foi surpreendida por criminosos armados que chegaram atirando sem dar chance de defesa. Josivaldo morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. Após o crime, os autores fugiram e ainda não foram identificados pelas autoridades.
Josivaldo era ex-detento e cumpria liberdade provisória monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele havia passado pelo sistema prisional na penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, e estava solto há pouco tempo.
A área do crime foi isolada por policiais da 5ª CIPM, que aguardaram a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística para a realização da perícia. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares.
A motivação e autoria do homicídio ainda são desconhecidas. A Delegacia de Gravatá ficará responsável pelas investigações.
Com esse assassinato, Gravatá contabiliza 13 homicídios em 2025, distribuídos nos meses de: fevereiro (1), março (3), abril (4), junho (1), julho (2) e setembro (2). Nos anos anteriores, o município registrou 40 homicídios em 2024 e 33 em 2023, números que reforçam a preocupação com a segurança pública na região.
