Escola Pública de Trânsito recebe integrantes da “Educação de Jovens e Adultos” (EJA)

No Mês da Pessoa Idosa, as aulas do projeto 'Trânsito Cidadão' desta sexta-feira foram voltadas para alunos que não tiveram acesso a educação em idade própria

Mais relacionadas

Escola Pública De Trânsito Recebe Integrantes Da &Quot;Educação De Jovens E Adultos&Quot; (Eja)
Foto: Peu Ricardo

Dentro da perspectiva de ampliar a proteção e educação na circulação de veículos para condutores e pedestres, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) abriu uma nova frente, nesta sexta-feira (27), levando conteúdo reformulado para integrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo contou com participantes de idades variadas e perfis diversos, dispostos a aprender e ampliar os ensinamentos já adquiridos.

“Dentro do Mês da Pessoa Idosa, abrimos espaço para aulas de trânsito para esse público, juntamente com outros alunos adultos da escola municipal. A ideia é trazer para dentro do Detran motoristas em geral para trabalharmos a prevenção”, comenta o diretor-geral, André Trajano. Com 25 vagas, a capacitação, que integra o programa Trânsito Cidadão, ocorreu das 8h30 às 11h30, na Escola Pública de Trânsito (EPT), no bairro da Iputinga – Recife, com alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.

Os estudantes foram os primeiros da EJA a frequentar a Escola de Trânsito, após sua reabertura em setembro. Na manhã de hoje, eles puderam utilizar simulador de direção, participaram de jogos instrutivos, vivências com óculos que simulam embriaguez e de realidade virtual, além de competições educativas, sempre tendo a segurança no trânsito e a conscientização para evitar álcool e direção como ponto fundamental. Verônica Santos, gostou da experiência e pretende “passar para familiares e amigos o aprendizado”.

Pelo Trânsito Cidadão são desenvolvidas atividades de reflexão sobre comportamento seguro na posição de pedestre, ciclista e motorista direcionadas a um trânsito mais harmonioso para todos. Para os integrantes da EJA são abordadas questões mais específicas, como a segurança do idoso nas travessias das ruas, gentileza e solidariedade no trânsito e a inclusão do idoso nos transportes como ciclista, motociclista e motorista. Participam pessoas acima dos 15 anos de idade que nunca frequentaram uma escola ou que não concluíram os estudos. A abrangência inicial do programa Trânsito Cidadão inclui estudantes de 14 a 17 anos, das redes públicas municipais e estaduais. Para participar do programa basta a escola solicitar agendamento, por meio do e-mail transitocidadaoept@gmail.com, e aguardar a confirmação.

Outras notícias

Você também pode gostar

Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!