sexta-feira, 19 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

29 C
Recife

Energia produzida pelo parque eólico do Nordeste será capaz de abastecer um país em 2022

Mais relacionadas

A temporada “dos ventos altos” no Nordeste brasileiro tem feito a produção de energia eólica bater picos recordes de produção inéditos em 2020. Somente na primeira semana de agosto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou três recordes de geração média de energia na região oriundas dos parques eólicos.

O mais recente aconteceu no dia 6 de agosto, quando a força do vento chegou a produzir 9.049 MW médios. Essa capacidade seria suficiente para abastecer o equivalente a 94,4% da demanda elétrica dos nove estados nordestinos, por exemplo. Os outros desempenhos excepcionais foram registrados no dia 5, com a geração de energia eólica média de 8.854 MWmed, e no dia 2, de 8.780 MWmed. Ao alcançar picos de geração eólica, os estados da região passam a depender menos de outras fontes de energia, como a hídrica e a térmica, se tornando autossuficientes.

A Neoenergia responde por cerca de 5% da geração de energia eólica no Nordeste com 44 parques, sendo 17 em operação nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Paraíba com capacidade instalada de 516 MW (suficiente para abastecer mais de 1,1 milhão de residências) e outros 27 em construção no Piauí, Paraíba e Bahia.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading