Encontro da Cultura Popular da Mata começa com sambada em Glória do Goitá

Com a proposta de estimular a preservação deste bem cultural, a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco promove, a partir deste domingo (15), às 14h, o início do 9º Encontro da Cultura Popular da Mata. A abertura do encontro será no Engenho Thomé, na Zona Rural de Glória do Goitá, e terá a realização da Sambada das Buzinas entre os Maracatus Estrela da Tarde de Glória do Goitá e o Leão da Vitória de Vitória de Santo Antão.

Com apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, o encontro vai acontecer até o dia 9 de novembro deste ano nos municípios de Glória do Goitá, Lagoa do Carro, Araçoiaba, Nazaré da Mata, Goiana e Buenos Aires.

Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura do Estado, lembra que o Maracatu de Baque Solto é Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pelo Iphan, em 2014. “Quem faz cultura são os artistas e precisamos valorizar a cultura popular, preservar e promover a rica diversidade cultural em Pernambuco”, destacou o secretário.

“Pernambuco tem feito seu dever de casa na política cultural, principalmente pelo seu compromisso com a cultura popular”, frisou Canuto, que em 2014 estava presente, representando o Governo de Pernambuco, na solenidade do Iphan que titulou os Maracatus de Baque Virado e Solto como Patrimônios Imateriais do Brasil.

Sambada das Buzinas – “Esta sambada é para relembrar como era o passado, que é pra gente não se esquecer da nossa história”, explica Manoelzinho Salustiano, um dos realizadores do encontro.

“Só existem dois maracatus onde em seus ternos tem buzina, e a maioria dos jovens folgazões que brinca Maracatu de Baque Solto nunca ouviu falar disso. Essa sambada vai possibilitar que se entenda como era o Maracatu de Baque Solto do passado”, ressalta Manoelzinho.

Programação – 9º Encontro da Cultura Popular da Mata

Domingo (15/09) | 14h

Sambada das Buzinas entre o Maracatu Estrela da Tarde de Glória do Goitá e o Maracatu Leão da Vitória    

Terreiro no Engenho Thomé – Zona Rural de Glória do Goitá       

Sábado (28/09) | 21h

Sambada no Quilombola entre o Maracatu Estrela da Tarde de Lagoa do Carro e o Maracatu Onça Dourada da Chã dos Esconsos      

Quilombola do Barro Preto – Zona Rural de Lagoa do Carro         

Sábado (12/10) | 21h

Sambada de Mestre Aicão entre o Maracatu Leão Coroado de Araçoiaba e o Maracatu Cambinidinha de Araçoiaba      

Terreiro Sede do Leão Coroado em Araçoiaba       

Sábado (19/10) | 21h

Sambada na Terra dos Maracatus entre o Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata e o Maracatu Leão Tucano de Nazaré da Mata   

Terreiro em frente do Centro Cultural Mauro Mota em Nazaré da Mata

Sábado (26/10) | 21h

Sambada dos Emboladores entre o Maracatu Leão da Fortaleza de Goiana e o Maracatu Beija Flor de Aliança           

Terreiro do Maracatu Leão da Fortaleza em Goiana         

Sábado (9/11) | 21h

Sambada no Sítio entre o Maracatu Leão Coroado de Buenos Aires e o Maracatu Carneiro Manso de Glória do Goitá  

Terreiro do Maracatu Leão Coroado na Chã do Maltez Zona Rural de Buenos Aires