sexta-feira, 19 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

30 C
Recife

Empréstimo falso: veja como não cair nesta cilada

Mais relacionadas

Com o desemprego em alta, cerca de seis milhões de brasileiros solicitaram empréstimos durante a pandemia, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da Covid-19 (Pnad Covid19). Diante deste cenário, os golpistas se aproveitaram para aplicar fraudes envolvendo a concessão de crédito na internet.

Para não cair nestas ciladas é preciso se atentar a alguns detalhes, pois, muitas vezes, sites fraudulentos se passam por banco com relevância nacional. Por conta disso, o Grupo H, primeira fintech de crédito consignado privado a promover o bem-estar financeiro dos colaboradores, listou pontos para os brasileiros se atentarem.

  • Pesquise bem

Pesquisar a empresa ajuda a encontrar dados como endereço fixo e contato oficial, bem como fotos e comentários de clientes. Olhe também as redes sociais e sites como Reclame Aqui para ter certeza de que ela existe. Essa ação pode evitar a maioria dos golpes.

  • Simulação de crédito

Escolha os sites de confiança para realizar simulações. Ao escolher, confira o endereço eletrônico do site, neste caso, é importante que o início tenha as letras https (não apenas o http). Além de observar se tem o símbolo de um cadeado, pois isso significa que o site é, de fato, seguro.

  • Nada de WhatsApp

Nestes casos, os criminosos entram em contato diretamente por telefone, oferecendo condições especiais de empréstimos. Ao longo da conversa, o fraudador já possui valores fechados para cada parcela e solicita o pagamento de taxas antecipadas para liberação do dinheiro na conta. Ao concordar com o empréstimo e realizar o pagamento, o consumidor é enganado e não consegue o estorno do seu dinheiro.

  • Depósito antecipado é ilegal

Bancos e instituições financeiras legítimas não pedem depósito adiantado, já que essa ação é ilegal e não permitida pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Caso seja pressionado para fazer isso, é um sinal de golpe. Nestes casos, os fraudadores costumam falar que houve um bloqueio e que é preciso fazer um pagamento para liberar o empréstimo. Não pague!

  • Cuidado nas redes sociais

Não ofereça seus dados por meio das redes sociais. Os fraudadores podem usar essas informações para atuar como se falassem em nome de uma empresa ou mesmo para aplicar outros golpes. Por isso, nada de informar endereço, telefone e documentos pessoais. O envio de documentos sempre é feito diretamente em sites oficiais e aplicativos da instituição financeira. Nunca por essas redes.

Geralmente, estes golpistas são convidativos e contam que o crédito foi aprovado, que só é preciso assinar o contrato e enviar os documentos para concluir a transação. Não faça isso!

  • Empréstimos não são pagos em conta de pessoas físicas

Caso você tenha tomado crédito, não pague as parcelas em contas bancárias de indivíduos. Nenhuma instituição financeira séria utiliza este tipo de conta.

Agora, se caiu em um golpe o primeiro passo deve ser registrar um boletim de ocorrência (B.O.) relatando o que aconteceu. Para isso, junte provas (comprovante do depósito, prints da tela do site que ofereceu o empréstimo e de conversas no WhatsApp, em redes sociais ou por e-mail e outros). Assim, terá o resguardo dos seus dados pessoais e de futuras tentativas de fraudes. Notifique ao seu banco e registre o caso no Procon.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading