
A fase de eliminatórias dos Jogos Escolares de Pernambuco – JEPS 2023 começou em Gravatá na terça (18) e segue no município. Nesta quarta-feira (19) acontecem as competições de vôlei de quadra feminino.
Estudantes das redes municipal, estadual e privada, das categorias 12, 14, 15 e 17 anos das escolas Recrearte, Colégio Salesianas, Colégio Batista Betânia, EREF Cônego Eugênio Vila Nova, EREM Professor Antônio Farias e ETE José Luiz de Mendonça duelaram em competições emocionantes.
O evento é realizado com todas as normas de segurança e apoio da Guarda Civil Municipal – GCM, Polícia Militar – PM e equipe de Saúde do município.
A atleta Milena Lima, da ETE José Luiz de Mendonça, falou sobre como é participar da competição. Eu acho que é bem importante pra gente que está começando agora, é nosso primeiro jogo,a gente vem se preparando há um mês, estamos bem empenhadas e vamos dar nosso melhor. Achei bem organizado, achei justo, gostamos bastante da seleção. A segurança é bem importante nesse período que está acontecendo muita coisa, bacana da Prefeitura ter sempre uma proteção a mais pra gente.”
Diante dos últimos acontecimentos vistos em algumas escolas do país, muitos pais ficaram receosos sobre a segurança dos JEPS, mas a Prefeitura de Gravatá não mediu esforços para proporcionar um ambiente seguro para todos. Sobre isso, a advogada Bena Halley, mãe de uma das competidoras, afirma que ”sou mãe de uma atleta aqui de Gravatá, a Laura Beatriz que joga pelo Colégio Batista Betânia, sempre acompanho minha filha em todos os jogos e aqui na seletiva não foi diferente, eu vim não por questões de medo, mas sim porque realmente eu sempre acompanho e me surpreendi com a segurança. Logo quando eu cheguei vi que tinham agentes da Guarda Municipal no local e vi também agentes da Polícia Militar fazendo a ronda e garantindo a segurança. Gostaria de dizer aos pais que não se intimidem, venham, deixem seus filhos participarem, pois é muito importante para a formação deles, o esporte é algo que muda a vida das pessoas. Não permitam que o pânico e o caos tomem conta dos seus filhos. A Secretaria de Esportes está empenhada para fazer o melhor pelos alunos.”

O diretor de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Anderson Pedroza, destaca os confrontos do dia. ”Hoje estamos com as categorias femininas de 12, 14, 15 e 17 anos de vôlei de quadra e é muito gratificante, estamos muito felizes com a adesão dos pais que trouxeram seus filhos, estão acompanhando seus filhos e isso está fazendo toda a diferença para toda a continuidade do nosso evento. A gente recomenda que os pais, sempre que puderem, acompanhem para dar uma sensação maior de segurança para eles e informamos que a Prefeitura de Gravatá está dando todo o suporte possível. Estamos aqui com a GCM fazendo todo o acompanhamento.”

Eduardo Ferreira, diretor de Esportes Escolares da Secretaria de Educação, complementa: ”Amanhã teremos vôlei masculino, nas categorias 11, 14, 15 e 17 anos. No dia 24 teremos futsal na ETE, com 19 jogos de todas as categorias. No dia 25 teremos tênis de mesa e badminton na ODIP. No dia 26 teremos as provas de corrida com 100, 300 e 400 metros rasos no Parque da Cidade. Como vocês podem ver, estamos com um evento muito seguro, muito tranquilo, muito acolhedor, sem aquela segurança que intimida, mas que acolhe e protege.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)