
Em sua primeira fala como Papa, Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, emocionou fiéis ao redor do mundo com um discurso centrado na paz, humildade e união dos povos. Do alto da sacada da Basílica de São Pedro, o novo líder da Igreja Católica proclamou: “A paz esteja com todos vocês”, referindo-se à paz de Cristo ressuscitado — uma paz desarmada, desarmante, marcada pela humildade e que vem de um Deus que ama a todos incondicionalmente.
O novo pontífice relembrou a voz suave, mas firme, do Papa Francisco, especialmente em sua tradicional bênção pascal à cidade de Roma e ao mundo. Inspirado por esse gesto, Leão XIV declarou: “Permitam-me dar aquela mesma bênção. O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Por isso, sem medo, juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos.”
Destacando que a humanidade precisa ser uma ponte para se deixar alcançar por Deus, o Papa convocou a todos a construírem pontes por meio do diálogo e do encontro. Em um momento de gratidão e reconhecimento, disse: “Obrigado, Papa Francisco.”
Leão XIV também expressou sua gratidão aos cardeais que o elegeram como sucessor de Pedro. “Quero agradecer a todos os irmãos cardeais que me escolheram para caminhar com vocês, buscando a paz, a justiça, e trabalhando como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo.”
Reafirmando sua identidade espiritual, lembrou: “Sou um filho de Santo Agostinho, sou agostiniano, sou cristão, e por vocês, bispo. E nesse sentido, podemos caminhar juntos rumo àquela pátria que Deus nos preparou.”
Encerrando sua fala, o Papa Leão XIV dirigiu uma saudação especial à Igreja de Roma, reforçando seu compromisso com um pontificado guiado pela fé, humildade e esperança.
