
No Dia Nacional da Doação de Leite Materno, comemorado nesta segunda-feira (19), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) reforçou um pedido ao Ministério da Saúde para a ampliação da rede de bancos e postos de coleta de leite humano no interior de Pernambuco. O objetivo é garantir melhores condições de saúde para mães e recém-nascidos em todo o estado, especialmente fora da Região Metropolitana do Recife.
Atualmente, conforme dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco e da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, o estado conta com 18 unidades credenciadas. No entanto, apenas três delas estão situadas no interior, nas cidades de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. A maioria está concentrada na capital e nas cidades vizinhas da RMR.
Segundo Eduardo da Fonte, a ampliação do acesso à rede de aleitamento materno é essencial para garantir o desenvolvimento saudável das crianças. Em ofício enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o parlamentar solicitou a instalação de novos centros de coleta e bancos de leite em hospitais estratégicos localizados na Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Entre as unidades indicadas estão o Hospital João Murilo de Oliveira (Vitória de Santo Antão), Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns) e Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro), entre outros. A iniciativa, segundo o deputado, também incorpora sugestões de profissionais da saúde e busca promover equidade no acesso a serviços fundamentais, valorizando a amamentação como ato de saúde pública, carinho e cidadania.
