
Dois operários pernambucanos morreram tragicamente no final da manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, ao caírem do 17º andar de um prédio em construção no Jardim Aclimação, área sul de Maringá, no Paraná. As vítimas, José Davi Cordeiro de Jesus, de 21 anos, e José Enoque dos Santos, de 42, estavam trabalhando em um balancinho quando o equipamento virou, provocando a queda fatal de aproximadamente 50 metros.
José Davi e José Enoque, que eram naturais do município de Calumbi, no Sertão de Pernambuco, estavam em Maringá a serviço da Ezeplan Construções, uma empresa terceirizada com sede em Guarulhos, São Paulo. Os dois operários eram oriundos da zona rural de Calumbi, sendo José Davi do Sítio Gabriel e José Enoque do Sítio Morada.
A tragédia está sendo investigada, com foco na possível falha de segurança. As vítimas usavam equipamentos de proteção, como cintos de segurança, que deveriam ter impedido a queda. As autoridades estão examinando as condições do balancinho e outros aspectos relacionados à segurança no local de trabalho para determinar as causas do acidente.
O caso gerou grande comoção tanto em Maringá quanto em Calumbi, onde as vítimas eram conhecidas e respeitadas. A comunidade local agora aguarda os desdobramentos da investigação, que poderá trazer luz sobre as responsabilidades envolvidas nessa fatalidade.
