
Nesta segunda-feira, 14, se comemora o Dia Mundial de Combate a Diabetes. A doença se tornou comum em todas as idades, mas nem sempre as pessoas sabem o que é a própria doença, limitando-se a informação de que ela é provocada pelo exagero de doces.
Não existe um só tipo de diabetes. O diabético não é atribuído a quem come muitos doces. A diabetes mais comum é a DM, que consiste numa síndrome de origem múltipla.
A diabetes ocorre pela falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e que absorve a glicose, assim reduzindo açúcares no sangue. Sem a insulina, o corpo tem dificuldades para processar a glicose e então, a diabetes aparece.
O diabético ele sente vontade de urinar com frequência; tem fome e sede frequentes, perde pesos, apresenta fraqueza e fadiga, mudanças de humor e náuseas e vômitos. É provável que o diabético tipo II apresente infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade para cicatrização, formigamento dos pés e furúnculos.
É importante ficar atento ao nível de glicose no sangue, pois quando a glicemia em jejum está entre 100/125 mg/dl o paciente já pode ser considerado um pré-diabético. Evite o excesso de doces e massas em geral. Consumir carboidratos com fibras, proteínas e gorduras boas se torna importante par ao corpo.
