
A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 56,7% dos brasileiros, conforme levantamento divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Paraná Pesquisas. O número representa uma leve queda de 0,7 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em abril.
Por outro lado, a aprovação ao governo apresentou leve alta, alcançando 39,8% — um crescimento de 0,6 ponto percentual no mesmo período. Outros 3,5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 18 e 22 de junho, ouvindo 2.020 pessoas em todos os 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Em recorte por avaliação qualitativa, 47,5% dos entrevistados classificaram o governo como “ruim” ou “péssimo”, enquanto 25,6% consideraram “bom” ou “ótimo”. Outros 25,8% o avaliaram como “regular”.
Apesar da ligeira melhora nos índices, os dados revelam que o governo Lula segue enfrentando alta rejeição em seu terceiro mandato.
