
Deputados federais homologaram hoje, terça-feira (19), pedido ao Supremo Tribunal Federal para que o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL) seja investigado com base nas informações repassadas por ele durante coletiva com embaixadores.
Na ocasião, Bolsonaro colocou em dúvida o sistema de votação e a segurança das urnas eletrônicas durante o processo eleitoral de 2014 e 2018.
O pedido de investigação é assinado por parlamentares do PT, PSB, PV, PCdoB, Redes, PSOL e Solidariedade, todos de oposição que integram a pré-campanha de Lula (PT).
Os autores do pedido dizem que Bolsonaro teria cometido crime contra o Estado Democrático de Direito, especificamente o crime contra a instituições democráticas.
Bolsonaro também poderá ser investigado por crime de incitação das Forças Armas contra o Tribunal Superior Eleitoral. Os deputados pedem que seja enviada representação TSE sobre prática de crime de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder políticos e econômico, bem como improbidade administrativa e ressarcimento ao erário.
