
Deputados federais que integram as bancadas do PL e do Republicanos apresentarão queixa-crime contra o deputado André Janones, que foi flagrado cobrando devolução de parte dos salários dos servidores do próprio gabinete. A prática é conhecida como ‘rachadinha’, a informação foi divulgada originalmente pelo portal Metrópoles.
Um áudio do deputado André Janones (Avante/MG) mostra o deputado cobrando parte do salário de seus assessores. A gravação é de 2019. O deputado informou que a gravação é clandestina e criminosa, e que o áudio teria sido retirado de contexto.
Na gravação, o deputado justifica que o dinheiro seria usado para pagar prejuízos de uma campanha de 2016. A gravação foi feita por um ex-assessor e a conversa ocorreu numa sala de reuniões em Brasília.
Para o portal UOL, que também noticiou o fato, André Janones disse que nunca fez rachadinha nem recebeu dinheiro de assessores. O deputado disse o áudio sofreu edições manipuladas no que foi divulgado nas redes sociais: “Essas denúncias vazias nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialidade. Não são verdades, e sim, escândalos fabricados. No mais, repito, eu nunca recebi um único real de assessor, não comprei mansões, nem enriqueci e isso por uma simples razão, eu nunca fiz rachadinha“, disse o deputado em nota enviada ao UOL.
