
Pela primeira vez, a Defesa Civil enviou um alerta por SMS aos moradores de São Paulo, avisando sobre chuva forte e possíveis riscos. O aviso foi emitido às 15h56 desta sexta-feira (24) e dizia: “Defesa Civil: Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”.
A iniciativa faz parte de um sistema adotado pelo governo federal para enviar alertas climáticos diretamente aos celulares, com regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia utiliza dados de localização para alcançar pessoas nas áreas afetadas, sendo compatível com aparelhos que possuem cobertura 4G ou 5G.
Os alertas, que chegam mesmo em aparelhos no modo silencioso, podem ser classificados como “extremos” ou “severos”. Em casos extremos, uma sirene toca no dispositivo; já os alertas severos emitem um bipe menos intenso. A Defesa Civil é responsável por determinar o nível de gravidade das mensagens enviadas.
Nesta sexta-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos a partir das 15h30, alertando para os impactos da chuva que atingiu diversas regiões.
