A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na tarde desta terça-feira (17) sobre a chegada de fortes chuvas e temporais que devem atingir o estado a partir da madrugada desta quinta-feira (19). A previsão é que a situação se normalize até o sábado (21), mas o órgão pede atenção especial ao risco de alagamentos em áreas urbanas.
Segundo a Defesa Civil, além das fortes chuvas, são esperados ventos que podem ultrapassar 100 km/h, granizo e descargas elétricas intensas, principalmente nas regiões do noroeste, norte e nordeste do estado. Em nota divulgada nas redes sociais, a pasta também alertou para o risco de elevação nos níveis de arroios e rios menores, com possível transbordamento e inundações nas bacias hidrográficas.
As tempestades devem se intensificar na noite de quinta-feira, atingindo as regiões da Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce, com volumes de chuva variando entre 40 e 70 mm/dia no Centro-Oeste, Campanha e Noroeste, e entre 10 e 25 mm/dia nas demais áreas.
Na sexta-feira (20), a frente fria avança, provocando chuvas moderadas a fortes na metade norte, centro e na região metropolitana de Porto Alegre. O acumulado previsto para o norte é de até 35 mm/dia, com ventos fortes, entre 40 e 60 km/h, ainda presentes em grande parte do estado.
A previsão para sábado (21) indica que a frente fria deve se afastar, trazendo tempo mais firme para a maior parte do Rio Grande do Sul, com exceção do norte e noroeste, onde ainda há possibilidade de chuviscos durante a tarde.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a possíveis alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica durante o período de instabilidade.
