quarta-feira, 24 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

27.6 C
Recife

De Londres para o mundo: Museus Madame Tussauds somam 24 unidades

Mais relacionadas

Milhões de pessoas já visitaram o Museu de Cera Madame Tussauds desde que a atração foi inaugurada em Londres, na Inglaterra, há mais de 200 anos. Hoje o museu está presente em diferentes lugares com o objetivo de alimentar o desejo dos visitantes de chegarem perto dos seus ídolos e heróis.

Tudo começou com uma exposição das esculturas de cera da artista Marie Grosholtz, hoje conhecida como Madame Tussaud, na Baker Street, em 1835. Desde então, as técnicas convencionais da artista são usadas para representar figuras em tamanho real, com detalhes incrivelmente precisos, de personalidades da realeza, astros do cinema e da música, heróis do esporte, políticos, entre outros.Muitas das estátuas originais foram destruídas num incêndio ocorrido em 1925 ou pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Dos trabalhos criados por Madame Tussauds existem apenas duas peças: a estátua de Robespierre e a dela própria.

A segunda unidade do Madame Tussauds na Europa foi inaugurada em Amsterdã, na Holanda, em 1972. O museu de cera fez sua estreia nos Estados Unidos em 1999, em Las Vegas, Nevada. Atualmente está presente em locais como Bangcoc, Berlim, Blackpool, Hollywood, Hong Kong, Nova York, Shangai, Washington, Viena, Sydney e outros que soma 24 unidades em funciomanento.
Entre as personalidades brasileiras que marcaram presença no Madame Tussauds estão o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, na unidade de Tóquio, no Japão. Recentemente, a estátua de Senna esteve exposta por tempo limitado em Orlando, na Flórida, num lugar de honra ao lado de ícones do esporte como David Beckham, Serena Williams e Shaquille O’Neal.O rei Pelé também está presente nas galerias dos esportistas famosos do Madame Tussauds, tendo seu lugar no museu principal de Londres e em Nova York. Outras duas estrelas do futebol brasileiro já foram homenageadas: Neymar Jr., no museu de Orlando e Ronaldinho Gaúcho, em Amsterdã e Hong Kong.

As celebridades com maior número de estátuas são Lady Gaga, representada em 23 esculturas de cera; Michael Jackson, em 18; e a Rainha Elizabeth II, em 11.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading