
Um levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (29) indica empate técnico entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026. Ambos aparecem com 23% das intenções de voto espontâneas, conforme a pesquisa realizada entre os dias 21 e 23 de outubro em 43 municípios do estado.
Ao considerar referências indiretas feitas pelos eleitores — como “atual governadora” e “filho de Eduardo Campos” — Raquel Lyra sobe para 26%, enquanto João Campos atinge 25%. A diferença continua dentro da margem de erro de três pontos percentuais, o que mantém o cenário de empate técnico.
O estudo, encomendado pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, ouviu 1.022 pessoas e apresenta nível de confiança de 95%. A pesquisa destaca ainda a falta de definição do eleitorado: 36% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 7% declararam intenção de voto nulo, branco ou em nenhum dos nomes citados.
Outras figuras políticas também foram mencionadas, como o ex-governador Eduardo Campos (1%) e o vereador recifense Eduardo Moura (Novo), também com 1%. Outras respostas somaram 5%.
O levantamento aponta que a sucessão estadual em 2026 começa com forte polarização entre os dois principais nomes da política pernambucana atual, mas também revela espaço significativo para reconfigurações no cenário, diante do alto número de indecisos.
