
Lendas sempre fizeram parte do imaginário popular e um grupo de jovens da cidade de Camocim de São Félix, no Agreste Pernambucano decidiram dar vida a uma das estórias que atravessam épocas e tomam vida. Desta feita, o filme narra as peripécias de “Cumade Fulozinha”.
O filme rodado pela B-Roll Produtora com produção independente está sendo gravado nas cidades de Caruaru, Camocim de São Félix e no Engenho Caramuru na cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco, traz à tona o imaginário popular sobre as aparições da “Coisa”, uma das criaturas mais curiosas do folclore brasileiro e com existência defendida principalmente nas áreas rurais. A “assombração” de cabelos longos, com traços indígenas cujos truques incluem um potente assobio capaz de desorientar pessoas nas matas; tranças nas crinas de cavalos; abrir porteira de fazendas e discordar de forma agressiva quando comparada à Caipora, entre outras lendas. Por outro lado, a produção tem objetivo capacitar e envolver jovens da cidade, lapidando potenciais e oferecendo oportunidade para o desenvolvimento humano, conforme fala José Márcio, que integra o elenco. “Acredito que o filme vai além do entretenimento quando traz para a cena adolescentes e jovens e seus talentos, valorizando-os e de modo igual no campo social deles”, confirma Márcio. Já Thiago Jhônanta que dirige a produção entende que que o folclore popular não é ainda devidamente conhecido e vê na película uma fonte para compreender o que se conta sobre Cumade Fulozinha.
A produção encontra-se em fase de finalização das filmagens e produção com previsão de pré-lançamento no segundo semestre.
