Uma organização criminosa especializada em extorsões virtuais foi alvo da Operação Igarassu, deflagrada nesta quinta-feira (7), em uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O grupo é investigado por aplicar golpes através de sites e aplicativos de relacionamento, com mais de 30 vítimas identificadas no Distrito Federal.
A operação cumpriu 10 mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão em Pernambuco, todos expedidos pela Vara Criminal do Distrito Federal. Os alvos incluíam investigados diretamente envolvidos nos crimes, além de beneficiários dos valores obtidos de forma ilícita.
De acordo com as investigações conduzidas pela 3ª Delegacia de Polícia da PCDF, sob coordenação do delegado Victor Dan de Alencar Alves, os criminosos se passavam por mulheres atraentes em plataformas de relacionamento. Após conquistarem a confiança das vítimas e obterem seus contatos telefônicos, os autores iniciavam uma série de ameaças, alegando fazer parte de uma facção criminosa com atuação no DF.
As vítimas eram coagidas a realizar pagamentos sob a justificativa de que estariam em perigo por manterem supostos vínculos com mulheres ligadas à facção. O valor exigido para evitar represálias físicas era alto e imposto com intimidação constante.
A apuração revelou ainda que parte dos crimes era coordenada de dentro do sistema prisional pernambucano. As autoridades confirmaram que o prejuízo financeiro causado aos extorquidos já ultrapassa R$ 100 mil.
A Operação Igarassu é mais uma ação integrada das forças de segurança no combate à criminalidade interestadual, especialmente no enfrentamento de crimes que se utilizam do ambiente virtual para causar danos reais. A iniciativa reforça o comprometimento da PCDF e da PCPE na repressão qualificada de organizações criminosas que desafiam os limites territoriais com o uso da tecnologia.
