
Três dos cinco conselheiros tutelares de Gravatá, agreste central, participaram de entrevista na Rádio Clima FM, dentro do programa Jornal da 98, apresentado por Clebson Amsterdan e Ivalda Pontes. Daniela de Léo, Jaílson Moura e Mari Rocha falaram sobre o dia 18 de maio, escolhido para celebrar o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Os conselheiros relembraram a triste ocorrência do dia 18 de maio de 1973 que envolveu uma capixaba sequestrada, estuprada, drogada e morta em Vitória, no Espírito Santo. Até hoje os agressores foram punidos. No ano 2000 a data foi escolhida para ocorrer mobilização para combater o abuso e exploração de crianças e adolescentes.
Dani, Jailson e Mari justificaram que outros dois conselheiros não puderam participar da entrevista pois infelizmente estavam acompanhando justamente uma ocorrência suspeita de abuso sexual, fato que será investigado pelas autoridades e acompanhado pelo Conselho Tutelar de Gravatá.
Os entrevistados destacaram que o Conselho Tutelar trabalha em regime de plantão, e muito embora não possam protagonizar muitas ocorrências, para evidenciar sua atuação, os conselheiros trabalham em sigilo pelo fato dos fatos envolveram crianças e adolescentes.
Durante a entrevista os conselheiros reforçaram a importância de haver denúncias na suspeita de violação dos direitos das crianças e adolescentes através do telefone 100 (ligação grátis) ou pelo plantão do CTG, através do telefone (81) 9.8871-5153.
Ao longo desta quinta-feira os conselheiros participarão de encontros, palestras e passeatas que marcam o dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Gravatá, o Conselho Tutelar trabalha de verdade em parceria com o governo municipal, Ministério Público, Guarda Civil, Polícia Civil e Polícia Militar.
