Conheça as tecnologias que surgiram ou foram aprimoradas na última década

Mais uma década tem seu início e diversas inovações estão em nosso horizonte. Porém, muitas novidades surgiram na década passada e outras acabaram sendo aprimoradas. Se nos anos 2000 era preciso ir até um estabelecimento para alugar um DVD para assistir um longa em alta definição, hoje encontramos esses conteúdos em diversos serviços de streaming, que podem ser acessados de vários aparelhos, desde sua smart TV Full HD ao seu smartphone ou tablet. Então, confira a seguir algumas dessas inovações que acabaram se popularizando ao longo da última década.

1 – Resoluções 4k e 8k

1

Fonte: Unsplash

Há um bom tempo demos adeus aos velhos televisores de tubo com imagem chuviscada, e atualmente o que manda no mercado das TVs é a alta definição das telas. Foi se tornando cada vez mais popular a resolução de 3840 x 2160 que, apesar de ter surgido em 2004, só começou a ser comercializada recentemente. E se no início da década poucos conteúdos eram produzidos em 4k ou 8k, hoje há uma grande variedade deles, seja em serviços de streaming, jogos ou mídias blu-ray, e muitas das televisões mais atuais já contam com a tecnologia de forma nativa.

2 – Jogatina Online

Os seres humanos sempre amaram a jogatina, e a sua prática remonta a tempos e civilizações antigas, como a grega e a suméria. Mas, se por muito tempo era necessário que fôssemos até um estabelecimento físico, hoje, com o advento da internet, qualquer um pode acessar plataformas que disponibilizam os mais diferentes jogos. Dentre elas, o VegasSlotsOnline, que oferece vários bônus de boas-vindas, além de um vasto rol de games de mesa, como o baccarat e a roleta, e as divertidas slot machines com várias temáticas diferentes e rodadas grátis. Desta forma, esses estabelecimentos de apostas virtuais têm caído no gosto do brasileiro, que encontraram uma alternativa de entretenimento desafiadora e emocionante a apenas alguns cliques de distância.

3 – Near Field Communication e Qi

Conhecido por sua sigla, NFC é a ferramenta tecnológica que permite a troca de informações entre aparelhos sem a necessidade de um cabo — essa transferência pode ser realizada por uma simples aproximação. Contudo, ela difere do Bluetooth ou Wi-Fi, já que o NFC precisa de uma distância menor para realizar sua função. Nos dias de hoje, a tecnologia está presente em muitos smartphones, sendo utilizada principalmente por aplicativos de pagamento.

Já outra ferramenta de aproximação é o padrão Qi, que possibilita a transferência de energia através de uma conexão sem fios. Essa é a principal tecnologia usada nos carregadores sem fio de fones de ouvido e smartphones atuais.

4 – Notebook Gamer

2

Fonte: Acer Brasil via Facebook

Um dos principais problemas que atormentavam os especialistas em informática era a miniaturização dos hardwares, ou seja, a redução do tamanho de alguns componentes de alto desempenho, como placas de vídeo, para que caibam em notebooks. Com a evolução tecnológica da última década, tornou-se mais simples a implementação desses dispositivos nos aparelhos portáteis, favorecendo o crescimento do setor dos notebooks gamer. Desde então, algumas empresas vêm se especializando no segmento, e marcas como Asus, Acer, Dell e algumas outras oferecem opções de aparelhos potentes o suficiente para jogar os games mais atuais do mercado.

Isso tudo foi graças às soluções térmicas mais eficientes, que garantem um melhor desempenho do sistema, como também memórias RAM com maior capacidade e GPUs dedicadas, além de alguns outros fatores que eram bem difíceis de serem produzidos em aparelhos há uma década atrás.

5 – Solid State Drives (SSD ) – Discos de estado sólido

3

Fonte: Kingston Technology via instagram

Apesar de ter sido criado em 1989, o SSD só passou a ser comercializado em 2011. Seu grande diferencial em relação ao seu “primo”, o HD convencional, é a celeridade. Tanto em leitura quanto em gravação de dados, o SSD chega a ser 10 vezes mais veloz que um HD comum. E desde o início da sua comercialização o dispositivo vem recebendo atualizações e reduções de preço, que fizeram vários usuários trocarem seus HDs defasados pelo hardware inovador.

O ano de 2020 marcou o início da nova década, e já vimos novidades impressionantes, como os carros autossuficientes. Agora, só nos resta aguardar que inovações este novo ano de 2021 trará.

error: Alerta: o conteúdo está protegido !!