
Lançando-se pela primeira vez ao pleito de deputada estadual, a enfermeira Silmara Carvalho, 39 anos, já atua há mais de 15 anos na cidade de Gravatá. A candidata, que é natural do município, trabalhou em Postos de Saúde da Família, hospitais e clínicas em outras regiões do Agreste de Pernambuco, como Caruaru, onde atuou nos hospitais Mestre Vitalino e Regional do Agreste.
Em Gravatá, Silmara atuou como diretora de Enfermagem e inclusive na direção administrativa do Hospital Paulo da Veiga Pessoa, entre os anos de 2013 e 2014. Durante o período em que esteve na gestão do hospital, a equipe liderada por Silmara conseguiu organizar a realização de cirurgias de complexidade como histerectomia, vesícula, apêndice, dentre outras, além do nascimento de 154 gravataenses, o que não ocorria há 10 anos.
Também conseguiu elaborar o projeto para um Centro de Parto Normal, que acabou não sendo concretizado, mesmo com o recurso aprovado pelo Governo do Estado na época. De acordo com a candidata, sua principal pauta é a promoção da Saúde, especialmente na garantia de direitos para as mulheres gestantes e crianças recém-nascidas.
“A necessidade de representação das mulheres na Política é muito grande, e foi isto que me incentivou a disputar uma vaga como deputada estadual. Nós, mulheres, atuamos nos mais diversos espaços da sociedade, mas ainda somos poucas no poder Legislativo. Neste mandato atual, dentre 49 parlamentares, somente 10 mulheres foram eleitas. É preciso uma renovação”, destaca Silmara, que está filiada à União Brasil, partido que tem como presidente o candidato a deputado federal Luciano Bivar, Miguel Coelho para governador e Carlos de Andrade Lima para senador.
