
Segundo levantamento e estatísticas divulgadas pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social – SDS/PE, de janeiro até junho Pernambuco registrou oficialmente 1.722 crimes de violência letal. Recife foi a cidade com o maior número de homicídios, 281. Jaboatão dos Guararapes ocupou a segunda colocação com 158 crimes de morte.
Em seis meses, Caruaru, no agreste, registrou 70 homicídios, um pouco mais do que em Cabo de Santo Agostinho (RMR) que no mesmo período somou 60 crimes de morte. Em Gravatá, no agreste, foram 17 homicídios, pouco menos do que Bezerros, distante 18 km, que registrou 13 crimes de violência letal.
Destaque também para Petrolina, no sertão, que registrou 83 crimes de morte de janeiro até junho. Outra cidade com elevado número de morte foi São Lourenço da Mata, que contabilizou 31 homicídios, pouco menos do que em Paulista, onde a polícia confeccionou 38 ocorrências de mortes.
Algumas cidades de Pernambuco não registraram nenhum homicídio em seis meses, e foram elas: Vertente do Lério, Verdejantes, Tuparetama, Tupanatinga, Triunfo, Terra Nova, Solidão, Serrita, São Benedito do Sul, Santa Terezinha, Salgadinho, Sairé, Riacho das Almas, Quixaba, Parnamirim, Moreilândia, Mirandiba, Jatobá, Itaiba, Itacuruba, Ingazeira, Frei Miguelinho, Fernando de Noronha, Exu, Cumaru, Cedro, Canhotinho, Camutanga, Calçado, Brejinho, e Belém de São Francisco.