
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) colocou em prática um esquema especial de abastecimento para atender foliões e turistas nas principais cidades do estado durante o Carnaval. A operação, iniciada em Olinda ontem, seguirá até o dia 9 de março, garantindo fornecimento de água reforçado nos polos mais movimentados da folia.
No Recife, a distribuição de água será intensificada no Recife Antigo e no bairro de São José, onde ocorre o desfile do Galo da Madrugada. No Litoral Sul, as praias de Porto de Galinhas e Muro Alto contarão com abastecimento diário entre os dias 1º e 9 de março. Essa melhoria só foi possível graças à reativação de uma antiga estação de tratamento de água, obra emergencial que recebeu um investimento de R$ 400 mil, resultando em um acréscimo de 45 litros de água por segundo, mesmo sem a recuperação total das barragens de Bita e Utinga, em Ipojuca.
Além do reforço no sistema de distribuição, a Compesa disponibilizou 18 carros-pipa para atender áreas estratégicas da Região Metropolitana do Recife. Os veículos darão suporte em bairros como Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição e Janga, em Paulista, além de atender localidades como Itamaracá e Ponta de Pedras, em Goiana. Os serviços podem ser solicitados pelo telefone 0800 081 0195 ou presencialmente na Loja de Atendimento de Itamaracá.
Desde o início do ano, a Compesa vem executando ações preventivas para garantir o pleno funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário durante o Carnaval. No Grande Recife, já foram realizados cerca de 900 serviços nos principais corredores da folia, incluindo manutenções corretivas e preventivas. No Agreste e na Zona da Mata, a companhia realizou inspeções para identificar e reparar vazamentos, repor pavimentos e substituir ramais em cidades como Bezerros, Pesqueira, Gravatá, Nazaré da Mata e no Litoral Sul.
Durante o período carnavalesco, equipes estarão de plantão para atender possíveis emergências, como vazamentos ou extravasamentos, e garantir o pleno funcionamento dos sistemas de abastecimento. A população pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 081 0195 para solicitar serviços ou reportar ocorrências.
