
Com lições práticas, a última etapa do Curso de Pilotagem Defensiva voltado para motociclistas de aplicativos, ocorreu nesta sexta-feira (17). Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), o treinamento aconteceu na pista de treino da Motoparts, com dicas de postura correta e formas adequadas para circular no trânsito. O treinamento, totalmente gratuito, contou com duas turmas, uma delas na quinta (16), reunindo no total cerca de 30 motociclistas. A capacitação foi a primeira direcionada para motociclistas de aplicativos.
O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, destaca que a implantação do curso busca capacitar os profissionais, garantindo a segurança. “Priorizar a segurança, a preservação da vida, é uma das nossas finalidades com a conscientização e preparação adequada”. Dessa forma, os participantes do curso obtiveram lições de estacionamento correto, como subir e descer da moto para evitar quedas, aceleração/desaceleração, postura no banco, frenagem e equilíbrio. Também fez parte do treinamento a troca de marchas, controle do veículo na curva, além de calçado apropriado e posicionamento do quadril. Tanto a parte prática quanto a teórica foram ministradas pelo instrutor Hugo Oliveira, da Motoparts.
A primeira etapa foi realizada no dia 10 deste mês, nas dependências da EPT, no Recife, composto por parte teórica e demonstrativa, permitindo aperfeiçoar as competências na pilotagem de motocicletas. A fase teórica abordou situações de risco, postura para evitar sinistros, pilotagem em condições adversas e posicionamento da motocicleta na via.
Já a demonstrativa, foi com apresentação do uso correto de equipamentos e exibição de algumas manobras de segurança. A importância do uso de capacetes, viseiras, óculos protetores e vestuário de proteção também fizeram parte da capacitação.
O curso de Pilotagem Defensiva do Detran-PE tem turmas mensais, direcionadas para diversos públicos e também na modalidade on-line. As inscrições podem ser feitas pelo site do Detran-PE no link: https://www.detran.pe.gov.br/curso-de-pilotagem-defensiva-recife. De forma generalizada, para participar, entre outros requisitos, é preciso ser maior de 18 anos, habilitado na Categoria A e não estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada. Para frequentar as aulas é preciso usar calça comprida, blusa de manga e sapato fechado. É necessário apresentar a CNH e portar capacete próprio. A capacitação integra as iniciativas do Detran-PE de levar mais ações de educação de trânsito para os condutores pernambucanos.