
Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram um novo coronavírus com potencial para se espalhar entre humanos. O vírus, chamado HKU5-CoV-2, foi encontrado em morcegos e pertence à mesma linhagem do merbecovirus, grupo que inclui o vírus causador da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
Semelhanças com o Sars-CoV-2
De acordo com um estudo publicado na revista científica Cell, o HKU5-CoV-2 apresenta características semelhantes ao Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. Embora ainda não tenha sido detectado em humanos, os cientistas alertam para o risco elevado de transmissão, tanto de forma direta quanto indireta.
Próximos passos da pesquisa
Com a descoberta, novas investigações estão sendo conduzidas para compreender melhor como o vírus pode se adaptar aos seres humanos. O objetivo é antecipar possíveis riscos e desenvolver estratégias preventivas para evitar uma nova crise sanitária global.
Até o momento, não há indícios de infecções em pessoas, mas especialistas reforçam a importância do monitoramento contínuo para evitar que o vírus se torne uma ameaça real.
