
Um ciclone extratropical se forma entre esta terça (25) e quarta-feira (26) no litoral do Sudeste, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, elevando o risco de temporais, chuvas intensas e ventos de até 70 km/h em diversas regiões do país.
O sistema de baixa pressão responsável pelo fenômeno já atuava desde a segunda-feira e provocou estragos em Santa Catarina. Com a intensificação prevista para esta terça, áreas como o litoral paulista, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais devem ser as mais afetadas.
As chuvas começaram ainda nas primeiras horas da manhã em pontos do litoral e da divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Ao longo do dia, a instabilidade se espalha, com previsão de pancadas intensas e risco elevado de alagamentos e deslizamentos, especialmente no Espírito Santo, norte mineiro e regiões fluminenses.
Segundo meteorologistas, os volumes de chuva podem ultrapassar 200 milímetros em áreas isoladas, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.
