
O governo chileno anunciou que pretende investir mais de US $ 5 bilhões no desenvolvimento ferroviário do país. O programa “Chile on Rails” será um dos maiores da história do setor.
O presidente Sebastián Piñera disse que o programa incluiria 25 projetos para modernizar e expandir a rede ferroviária chilena, atendendo o triplo do número de passageiros que utilizam esse meio de transporte, além de aumentar a capacidade de utilização dos fretes ferroviários.
Traduzindo em números, o objetivo é adicionar 1.000 quilômetros de trilhos para que 150 milhões de passageiros viajem de trem anualmente, até 2027, enquanto a rede de frete deverá transportar 21 milhões de toneladas de mercadorias por ano.
O programa foi lançado em meados de janeiro último, na cidade de Melipilla, com a presença de Piñera que argumentou “os trens seriam parte da vida cotidiana dos chilenos”.
“Estamos fazendo um grande esforço para que as ferrovias não apenas melhorem a qualidade de vida de nossos compatriotas, mas também contribuam muito para o desenvolvimento de nosso país”, acrescentou o presidente.
Entre os projetos considerados consta uma conexão de 61 quilômetros entre a estação ferroviária central de Santiago, também chamada Estação Alameda, e a cidade de Melipilla, que transportará cerca de 50 milhões de passageiros por ano.
Piñera considerou abrir uma licitação internacional para o projeto de ligação entre Santiago, Valparaíso e San Antonio. Está prevista também a construção de uma linha ferroviária para atender para o Aeroporto Arturo Merino Benitez (Aeroporto Internacional de Santiago), que movimenta 30 milhões de passageiros por ano.
A
analista de tecnologia ferroviária da GlobalData, Adele Berti,
disse: “Apesar de ter se saído melhor do que muitos de seus
vizinhos
sul-americanos, a rede
ferroviária de quase 7.500 quilômetros de extensão do Chile está
em constante declínio nos últimos anos.”
Já Dariana
Tani, economista da GlobalData, especializada em projetos de
infraestrutura nas Américas, acrescentou: “Dado o quão
subdesenvolvido está o sistema ferroviário do Chile, o programa
lançado recentemente pode ser visto como passos importantes que o
governo está tomando para solucionar os gargalos de infraestrutura
do país e aumentar sua competitividade global”.
Espera-se que o programa “Chile on Rails” seja concluído em 2027.
