
As chacinas marcaram a Região Metropolitana do Recife durante o mês de junho. Seis pessoas foram mortas em ao menos duas chacinas que ocorreram no mês, segundo dados divulgados hoje (5) no Relatório Mensal do Instituto Fogo Cruzado. Em um dos casos, três adolescentes de 13, 15 e 17 anos foram mortos a tiros dentro de um salão de beleza no bairro do Totó, Zona Oeste do Recife, no dia 21. Em junho de 2021, também houve duas chacinas, com seis mortos no total.
Para Edna Jatobá, parceira local do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco, essas mortes evidenciam a realidade vivida pelos jovens pernambucanos. “Crianças e adolescentes estão sendo abandonados pelo Estado. Pernambuco foi considerado o pior lugar do Brasil para ser jovem, esses casos nos mostram que enquanto o Estado não zelar pela segurança de crianças e adolescentes, mais mortes como estas acontecerão. É preciso que haja proteção para que eles não sejam vítimas da ausência de cuidados”, avalia Edna Jatobá.
Ao todo, sete chacinas ocorreram na Região Metropolitana do Recife no primeiro semestre do ano, deixando 21 mortos no total. Em 2021, neste mesmo período, ocorreram somente duas chacinas com seis mortes ao todo. O número de casos envolvendo três ou mais mortos mais do que triplicou de um ano para o outro.
Ao menos 105 tiroteios/disparos de arma de fogo ocorreram na Região Metropolitana do Recife em junho, segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado. O número representa uma queda de 17% em comparação com junho de 2021, quando houve 126 tiroteios.
Ao todo, 123 pessoas foram baleadas: sendo 100 mortas e 23 feridas. Houve uma queda de 7% no número de mortos e de 15% no de feridos em comparação com junho de 2021, que concentrou 134 baleados, sendo 107 mortos e 27 feridos.
Em comparação com maio, que acumulou 168 tiroteios, 127 mortos e 65 feridos, o mês de junho teve uma queda de 38% nos tiroteios e de 21% nos mortos. Mas a queda mais significativa foi no número de feridos: 65%.
As datas mais impactadas pela violência armada em junho foram: dia 5, com nove tiroteios. Dias 5 e 21, com oito mortos. E dia 27, com sete feridos.
Dos 105 tiroteios ocorridos em junho na Região Metropolitana do Recife no mês de junho, houve mortos e/ou feridos em 97% deles.
