
O município de Chã Grande promoveu, nesta quinta-feira (18), no auditório da Escola XV de Março, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, trabalhadores da saúde e representantes da sociedade civil para discutir os rumos e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A edição deste ano trouxe como tema central: “O SUS em Chã Grande: os desafios de hoje e os caminhos para o amanhã”.
Durante o encontro, os participantes se dividiram em cinco eixos temáticos, elaborando propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde e levadas à etapa regional por meio dos delegados eleitos. O objetivo é garantir que as ações de saúde pública estejam alinhadas às reais necessidades da população, com planejamento para os próximos quatro anos.

O evento contou com a presença do prefeito Sandro Advogado, do vice-prefeito Joel Gomes, e dos vereadores Nanato, Ninha de Zé Maria e Lívia Campos, além de secretários municipais, profissionais da saúde e cidadãos engajados no debate.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Georgia Cybelle, foi uma das palestrantes e destacou a importância da conferência como ferramenta de construção coletiva. “A conferência de saúde de Chã Grande é um espaço extremamente importante, onde gestores, trabalhadores e usuários do município propõem diretrizes e propostas que serão repassadas para o nosso plano municipal de saúde, plano este que norteia por quatro anos a nossa saúde, os nossos indicadores, as nossas metas e o nosso planejamento”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Jairo Paiva, também ressaltou o papel estratégico do evento para fortalecer o setor. “É de grande importância para que assim possamos contribuir para avançar na Saúde, e assim conseguir mais recursos para desenvolver a Saúde no município de Chã Grande”, destacou.
Entre os participantes estava o professor universitário aposentado José Eleno da Silva, que fez questão de acompanhar todas as discussões. “Fico feliz em participar de mais uma conferência neste município. A gestão pública está correta, está realizando as suas conferências para integrar mais a participação da sociedade nas suas propostas de trabalho. A importância de uma conferência como essa é extraordinária”, comentou.
A conferência reafirma o compromisso da gestão municipal com a democracia participativa e o fortalecimento do SUS, criando um espaço legítimo para ouvir a população e formular políticas públicas que garantam mais qualidade e eficiência nos serviços de saúde.
