
A cidade de Chã Grande, zona da mata, está de parabéns nesta quarta-feira, 20. O município serrano está comemorando 60 anos de emancipação política. O município fica distante 82 km do Recife, e aos poucos consolida sua economia no turismo de eventos e agricultura.
Chã Grande foi elevada para categoria de cidade em 20 de dezembro de 1963. A cidade é jovem na idade, mas está muito mais desenvolvida do que outras cidades mais velhas. O desenvolvimento da cidade foi marcado pela administração do prefeito Diogo Alexandre (Avante) e outros governantes compromissados com o crescimento do município.
O povoado de Mumbucas teve origem em 1875 em terras de Joaquim Amaro. Anos depois, o povoado recebeu o nome de Chã das Palmeiras. Por estar numa chã [terreno plano no alto de um morro] a cidade parrou a ser conhecida como Chã Grande. O primeiro prefeito de Chã Grande foi João Prudente de Santana.
No turismo Chã Grande se destaca pelo Vale dos Caldeirões; Mosteiro da Escuta do Senhor; Cachoeira de Vertentes, Pedra da Onça, Serra do Lampião, Casarões e a Capela de Mutuns. O atual governo deve dar início a construção de um centro de eventos, que deve abrir os grandes shows que ocorrem na cidade. Atualmente uma rota turística rural foi entregue totalmente asfaltada, melhorando o desenvolvimento urbano e rural da cidade.
