O atendimento digital veio para ficar e a pandemia da Covid-19 acelerou esse movimento de interação entre empresas e consumidores de diferentes formas. Com o objetivo de oferecer mais facilidades aos clientes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lança o serviço, inédito no setor elétrico, para cadastro da fatura digital pelo assistente virtual no WhatsApp. Com a inovação, a empresa se alinha à tendência de integrar novos meios de pagamento como o PIX, sistema criado pelo Banco Central que será lançado no dia 16 de novembro em todo o País, sendo disponibilizado pela Celpe na mesma data.
O serviço de cadastro da fatura digital continua disponível no site da distribuidora e lojas físicas e, em novembro, será disponibilizado também via SMS. A inovação pelo WhatsApp vem acrescentar mais uma facilidade, reforçando uma tendência que já vem sendo observada pela Neoenergia (empresa controladora da Celpe, Coelba, Cosern e Elektro). Entre fevereiro e agosto de 2020, houve um crescimento de 233% na quantidade de operações com cartão de crédito. No mesmo período, o acesso ao aplicativo da Neoenergia também cresceu 112%. Já quando se analisa somente maio, mês com um dos maiores níveis de adesão ao isolamento social no Brasil, a empresa registrou que 37% dos clientes usaram os canais digitais para pagamento da fatura.
Como funciona
“A fatura digital traz comodidade aos clientes no que se refere ao recebimento da fatura em uma ferramenta acessível como o WhatsApp. É importante ressaltar os ganhos com o reforço da segurança diante da Covid-19, devido à preservação do distanciamento social, e aos benefícios ambientais como a diminuição de impressão de papeis”, afirma o supervisor de Soluções de Mensageria da Neoenergia, Mateus Prates.