Carnaval marcado por tiros: 18 pessoas baleadas durante festas no Grande Recife e 7 morreram
Os festejos de Carnaval no Grande Recife foram acompanhados por uma sequência preocupante de episódios de violência armada. Levantamento divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado aponta que 18 pessoas foram baleadas em situações ligadas às comemorações, resultando em sete mortes e 11 feridos.
Os casos representam 13% do total de vítimas de disparos registrados na região metropolitana durante o mês de fevereiro. No período, o relatório contabilizou 144 pessoas atingidas por tiros, sendo 93 mortes e 51 feridos.
Entre os episódios mais graves está o assassinato de Eric Joaquim Xavier da Silva, de 18 anos. O jovem foi morto a tiros no dia 8 durante um evento carnavalesco realizado na Rua da Misericórdia, no Centro de Goiana. No mesmo ataque, uma menina de 12 anos e um comerciante de 59 anos também foram atingidos e ficaram feridos.
Outro crime que chamou atenção aconteceu durante um bloco carnavalesco no bairro de Água Fria, no Recife. Na ocasião, Rayane Henrique de Moura, de 31 anos, foi baleada e não resistiu aos ferimentos.
A coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco, Ana Maria Franca, avaliou que os números refletem um cenário preocupante de violência armada na região metropolitana. Segundo ela, é alarmante que momentos de lazer e celebração tradicional acabem marcados por ataques a tiros e vítimas fatais.
O relatório também aponta um crescimento significativo nos casos de balas perdidas. Em fevereiro de 2025 havia sido registrada apenas uma pessoa ferida nessa situação. Já em fevereiro deste ano, seis pessoas foram atingidas, sendo uma morte e cinco feridos. Quatro desses casos ocorreram durante o período de Carnaval, embora todas as vítimas tenham sobrevivido.
Outro dado que preocupa é o aumento da violência dentro das próprias residências. Durante o mês, 19 pessoas foram baleadas dentro de casa, resultando em 16 mortes e três feridos. No mesmo período do ano passado haviam sido registradas 15 mortes nesse tipo de situação.
Ao todo, o Instituto Fogo Cruzado identificou 116 episódios de tiros ou tiroteios na Região Metropolitana do Recife em fevereiro. O número representa uma queda de 8% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registradas 126 ocorrências. Apesar da redução, 96% dos casos registrados tiveram vítimas, evidenciando a gravidade da violência armada na região.
Leia também
- Deputado eleito Emerson Freitas está foragido após ter prisão decretada por suspeita de extorsão em Pernambuco
- Professora morre após dez dias internada por agressões atribuídas ao ex-companheiro no Grande Recife
- Deputado eleito em Pernambuco é acusado de se passar por policial para extorquir vítima de violência doméstica



