
A cultura da Jurema Sagrada e a resistência do líder histórico Malunguinho ganharão destaque no Carnaval 2025 do Rio de Janeiro. A escola de samba Unidos do Viradouro levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Raízes da Jurema – Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”, com apoio do Governo de Pernambuco e orientação do professor e historiador pernambucano João Amaro Monteiro, que há mais de 25 anos pesquisa o tema.
A parceria entre Pernambuco e a agremiação carioca foi oficializada em uma reunião na tarde de ontem, onde representantes do estado e praticantes da Jurema Sagrada alinharam os últimos detalhes do desfile. Para João Amaro Monteiro, a homenagem representa um marco de reconhecimento e reparação histórica sobre a história afro-indígena pernambucana.
“Nos últimos 180 anos após a morte do mestre Malunguinho, a historiografia de Pernambuco nunca havia trabalhado esse lado da história do negro nas escolas públicas. A Viradouro tem um histórico de enredos reparadores e, agora, o estado de Pernambuco reconhece essa trajetória ao apoiar essa homenagem”, destacou Monteiro.
Além do enredo, a parceria entre o estado e a Viradouro resultou em um concurso de design para a criação da logomarca do Carnaval 2025. A vencedora foi Brunna Félix, estudante da EREM Argentina Castello Branco, em Olinda.
“Eu não conhecia a história de Malunguinho, mas aprendi que ele representa muita coisa. Foi e continua sendo muito importante”, disse Brunna, ao saber que sua arte será utilizada oficialmente no Carnaval do próximo ano.
Na tradição da Jurema Sagrada, Malunguinho é considerado um espírito guardião e símbolo de resistência. Para Pai Henrique de Òrìşànlá, referência na religião, a homenagem da Viradouro é um reconhecimento fundamental.
“Sem Malunguinho, não há Jurema. Ele é o grande guardião deste portal e nos dá ânimo para seguir resistindo. Ter essa honra reconhecida pela Viradouro e pelo Governo de Pernambuco após tantos anos é um marco histórico”, afirmou.
Com um enredo carregado de história e espiritualidade, a Viradouro promete um desfile impactante, trazendo para o centro da folia um personagem essencial na cultura afro-indígena do Brasil.
