
Na manhã desta quinta-feira (24), a terceira Congregação Geral com vista ao Conclave reuniu 113 cardeais no Vaticano. A sessão, realizada entre 9h e meio-dia, incluiu 34 intervenções e iniciou um debate mais aprofundado sobre os desafios da Igreja no cenário mundial.
De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, os cardeais que ainda não haviam prestado juramento o fizeram hoje, conforme previsto pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Durante a reunião, também foram lidos os 23 primeiros parágrafos do mesmo documento, que regula os procedimentos em caso de vacância da Sé Apostólica e eleição do novo Papa.
Foi confirmado que o cardeal Víctor Manuel Fernández, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, celebrará a Missa do sexto dia dos Novendiais, e não o cardeal Kevin Farrell, como havia sido divulgado. Além disso, dois religiosos foram escolhidos para conduzir pregações previstas pelo regulamento do Conclave: o abade Donato Ogliari e o cardeal Raniero Cantalamessa.
O número total de cardeais eleitores presentes até o momento é de 135, embora nem todos tenham participado da reunião desta manhã. O próximo encontro está agendado para esta sexta-feira, às 9h, no horário local.
Ainda segundo a Santa Sé, os fiéis poderão visitar o túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior a partir do domingo, 27 de abril. Na mesma basílica, o Terço desta noite será conduzido pelo cardeal Tagle, e amanhã, pelo cardeal Pizzaballa.
