
O clima de tensão eleitoral no interior de Pernambuco ganhou mais um episódio trágico com o assassinato de José Simplício de Oliveira, de 52 anos, conhecido como Neném de Olero.
O candidato a vereador foi morto na zona rural de Tupanatinga, no Sítio Serra dos Dé, nesta sexta-feira. A esposa do candidato também foi baleada durante o ataque, sendo socorrida para um hospital local. O corpo de José Simplício foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
O crime chocou a cidade e levantou preocupações sobre a violência em períodos eleitorais, que tem sido um problema em diversas regiões do estado. Este não é o primeiro assassinato de candidatos ou pré-candidatos a vereador nesta fase de pré-campanha.
Outros casos de violência envolvendo políticos
Em Jaboatão dos Guararapes, Marquinho dos Sem-Teto, de 45 anos, também foi morto a tiros recentemente. Em Vitória de Santo Antão, José Sebastião da Silva, de 43 anos, foi assassinado em frente à casa da sogra. Ele concorreria ao cargo de vereador na cidade de Pombos (PE).
A onda de crimes envolvendo candidatos a cargos públicos em Pernambuco está gerando grande preocupação entre as autoridades e a população local, que teme por novos episódios de violência em meio ao cenário político.
