
As crianças e adolescentes de Chã Grande que não conseguiram participar do Dia D da multivacinação, realizado no último sábado (18), ainda podem atualizar suas cadernetas. A campanha segue até o dia 31 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto da zona urbana quanto da zona rural.
A ação é parte da estratégia nacional de reforço da cobertura vacinal e tem como público-alvo crianças a partir dos seis meses de idade e adolescentes de até 15 anos incompletos. Para vacinar, é necessário estar acompanhado por um pai ou responsável legal, além de apresentar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF da criança ou adolescente.
No último sábado, durante o Dia D, as unidades de saúde de Chã Grande receberam centenas de moradores que aproveitaram o plantão especial para garantir a imunização de filhos, netos e sobrinhos. A mobilização nacional visa reduzir os riscos de reintrodução de doenças já controladas e proteger a população infantojuvenil.
A campanha disponibiliza os seguintes imunizantes:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente (conjugada)
- Meningocócica C (conjugada)
- Meningocócica ACWY (conjugada)
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP (reforço)
- Hepatite A
- HPV
A Secretaria de Saúde de Chã Grande reforça a importância da vacinação como forma de prevenção e proteção coletiva, especialmente entre o público infantojuvenil. A orientação é que os pais verifiquem a caderneta e busquem a unidade mais próxima o quanto antes para garantir a atualização das vacinas.
