
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), requerimento do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) para a realização de uma audiência pública sobre a crise no transporte aéreo regional em Pernambuco e outras regiões do Brasil.
O parlamentar destacou que voos importantes, como o de Recife para Petrolina — com passagens que chegam a custar R$ 5 mil por trecho, valor superior a viagens internacionais —, foram cancelados. A rota Recife–Juazeiro do Norte (CE), usada por moradores do Sertão do Araripe e do Sertão Central, também deixou de operar. Já as linhas para Araripina e Serra Talhada sofrem com redução na frequência e qualidade do serviço.
Eduardo da Fonte afirmou que a situação afeta diretamente o direito à mobilidade, prejudica o acesso a serviços essenciais e enfraquece a economia regional. Segundo ele, é necessário cobrar soluções imediatas das companhias aéreas e do governo.
A audiência terá abrangência nacional e contará com a presença de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério Público Federal, Secretaria Nacional do Consumidor, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das empresas Azul, Gol e Latam. Durante a reunião que aprovou o requerimento, parlamentares de outros estados também relataram problemas semelhantes.
